Por que ter / ler blogs corporativos?

Mesmo que você não seja um empresário, este artigo pode lhe ser útil. Sim, porque ou você é “produtor” ou “consumidor”. Então, vindo por qualquer das “pontas” você pode aproveitar esta nova ferramenta, que são os blogs empresariais.

O Blog de uma empresa é diferente do site dela. Ou pelo menos deve ser, se quiser atender à proposta de comunicação direta com o cliente.

Coloque-se primeiro do “lado de fora”. Você adquiriu um produto (ou serviço) e não ficou satisfeito (com o desempenho, com a durabilidade, ou mesmo com a aparência, que não era a mesma do que foi anunciado). Você entra no site da empresa e depois de procurar o link “fale conosco” (que estava escondidinho no rodapé da página, misturado à assinatura do webmaster), você percebe que precisa deixar todos os seus dados de identificação e escolher um “assunto” para enviar a mensagem. Nenhum dos “assuntos” corresponde à sua insatisfação. Você resolve mesmo assim enviar a mensagem. Se ela algum dia chegou ao seu destino, se foi lida com atenção ou se será respondida… você jamais saberá.

(Eu passei por isso no site do Mc Donalds, quando fiz uma reclamação por ter sido grosseiramente tratada numa de suas lojas. Recebi uma resposta automática de que meu e-mail tinha sido recebido e seria analisado. Nunca mais tive notícias do Ronald e nunca mais voltei a nenhuma de suas lanchonetes.)

Outra opção é encontrar o blog desta empresa. Ler o que um de seus funcionários (ou vários deles) escreve (m). Poder comentar, reclamar, elogiar, sugerir, sabendo que certamente virá uma resposta, ali no blog mesmo, na caixinha de comentários, ou se for algo mais sério, no seu e-mail. Saber exatamente com quem você está falando. Não precisar deixar nada além do seu e-mail de contato. Diz se não há uma enorme diferença?

Agora, imagine-se como o empresário. Pequeno, médio ou grande. Quer saber o que seus clientes pensam de sua empresa? Qual o grau de satisfação? O que a nova campanha publicitária provocou? Qual o resultado das mudanças que você decidiu fazer? Tudo pode ser quantificado via visitas e comentários do blog. Desde que você escreva na linguagem do seu cliente, fale sobre assuntos que o interessem e seja cuidadoso em dar retorno às perguntas e opiniões dele… BINGO! O blog é sua grande ferramenta de avaliação externa. Externa, apenas? Não, interna também. Um blog corporativo pode servir para interação entre funcionários de sua empresa e a direção.

Mas não apenas para avaliação. O blog pode conquistar novos clientes. Através de mecanismos de buscas como o Google, o Yahoo ou o Altavista, clientes potenciais podem ir parar lá sem ao menos imaginarem. E se encontrarem textos inteligentes e atraentes… certamente voltarão. E assim irá se formando uma nova rede de interesses.

Está disposto a tentar? Porque a Consultic está disposta a lhe ajudar!

O artigo abaixo traz exemplos e opiniões de especialistas sobre o assunto. Não deixe de ler.

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