Você já conhece o Google Chrome?

image

Eu já. O Chrome é o novo navegador do momento. Lançado pela Google, no dia 2 de setembro, veio de surpresa, não foi nada anunciado.

Houve um tempo em que só existia o Internet Explorer (IE), browser (navegador) da Microsoft, que vem incorporado ao Windows desde o Windows 95 e já está em sua versão 7, lançada em outubro de 2006. (Com o lançamento da versão 7 do navegador, o nome oficial foi então alterado de “Microsoft Internet Explorer” para “Windows Internet Explorer”, por causa da integração com a linha Windows Live. No Windows Vista ele chama-se oficialmente “Windows Internet Explorer in Windows Vista” e no Windows XP ele é chamado oficialmente de “Windows Internet Explorer for Windows XP”).

O primeiro concorrente do IE foi o Netscape, que ameaçou, mas nunca derrubou a hegemonia do produto da Microsoft. Depois Surgiram outros, como o Mozila Firefox e o Safari (Este eu ainda não experimentei) da Apple, que conseguiram (estão conseguindo) a façanha de deixar o IE fechadinho em muitos computadores.

Enfim, nessa guerra de navegadores, o Firefox lançou sua versão 3.0 com grande estardalhaço, inclusive fazendo uma oferta de “pré-download” para o dia 17 de junho de 2008, planejando entrar para o Guiness Book com o recorde de downloads num único dia. E conseguiu.firefox download day

Até eu entrei na dança, tenho certificado pra provar:

firefox certificado

Mas deixa o Firefox pra lá, que o assunto hoje é o Google Chrome. Que eu baixei logo no dia do lançamento, via Baixaki… Baixei mas levei uns dias até lembrar de instalar e testar. Querem saber? O Internet Explorer, para mim,  está definitivamente morto e enterrado.

A grande questão agora é o desapego ao Firefox, que em sua versão 3.0 veio mesmo arrasando. Enfim, estou usando os dois, e gostando cada vez mais do Chrome.

tela chrome

Ele já começa fazendo a gentileza de abrir miniatura das páginas mais utilizadas, com os favoritos recentes ao lado.  Mas vejam a análise que o Alex Primo fez do Google Chrome e do Mozila Firefox, que não vale a pena ficar que nem papagaio repetindo o que outro já disse (e disse bem).  [Aliás, o Dossiê Alex Primo é a indicação de adicionar ao reader da semana.]

A Google vai mesmo dominar o mundo… O meu, pelo menos, já é quase todinho dela. [Dei uma escapulida recentemente para o WordPress, mas ainda continuo com um pé no blogspot, talvez por uma questão meramente sentimental, mas por enquanto, vou ficando.]

Gmail (e o globo mail da globo.com já tá exatamente igual, até no servidor POP…), Orkut, Blogspot, GReader, Picasa, GMaps, GEarth e por último o Youtube… o que falta pra a Google comprar? [Eu tenho uma roça no Santo Antônio, será que ela tem interesse?]

Brincadeiras à parte, testar o Chrome não é prejuízo, a opinião geral é positiva. (E também a minha, em particular).

Deixe um comentário

