Sobre direitos e posturas

Não sei quantos leitores chegaram a ver o post publicado hoje cedo, e que tirei do ar alguns minutos depois.

Eu havia copiado trechos de um determinado post, dando TODOS os créditos e fazendo um comentário (concordando e elogiando) sobre o assunto.

Qual não foi a minha surpresa quando a autora do post (que na verdade era uma tradução de um post de um blogueiro americano) me manda um comentário dizendo assim:

“Olá. Agradeço a menção, mas eu não dou licença para que copiem meu conteúdo na íntegra – isso prejudica minha indexação, e é ruim para você também.
Por favor, deixe só um trecho aqui, e as pessoas podem seguir o link para ler o resto do post no meu blog (o que é o justo, já que fui eu quem escrevi o texto, né?); ou apague meu texto. Qualquer das duas opções está bem para mim.”

Mais do que imediatamente respondi via e-mail dizendo que iria alterar o texto, e ainda cheguei a fazê-lo. Fiz porque acredito que as pessoas têm o direito de se posicionar sobre quaisquer assuntos, e eu – definitivamente – não sou de briga. (Pequeno detalhe: o texto não estava copiado na íntegra).

Minutos depois, chega uma resposta ao meu e-mail, dizendo: “a maioria das pessoas que copiam (sic) meus textos me insultam (sic)quando eu faço um pedido como esse e se negam (sic) a resolver a questão. É uma alegria encontrar uma pessoa decente e educada como você.”

Ainda acrescentava que se importava com a indexação nos motores de busca (google e afins), coisa que faz o blog dela estar no topo de sei lá quantas listas. Achei, então que deveria expor a ela – e a vocês, que lêem este blog,  o que penso sobre o assunto.

Em primeiro lugar, não encaro a internet como “terra de ninguém”. Prefiro enxergá-la como um “não-lugar” (concordando com Pierre Levy) onde todos podem buscar/transmitir informações e crescerem com isso. É claro que respeitando TODOS os direitos dos demais, incluindo a propriedade autoral. O site da Creative Commons dá diversas opções de “proteção” de publicações, e eis como me incluo:

Creative Commons License
Quer ler? Eu deixo! by Anabel Cavalcanti está sob licença de Creative Commons .
Em outras palavras:
Você pode reproduzir, desde que cite expressamente a autoria, não altere o texto e não tenha fins comerciais.

Copiar um texto ou parte dele dando o devido crédito com link para o artigo original é essencial. Inclusive oriento os blogueiros a quem dou assessoria e aos que convivem comigo que tomem muito cuidado com isso – respeitar o escrito alheio, nunca deixando de informar a fonte, e, se possível, informar que vai usar o texto, pedindo permissão para isso. Mas esse pedido de permissão (que nunca me foi negado, diga-se de passagem) vejo apenas como uma cortesia, uma delicadeza, não uma obrigação. Pois se publico qualquer coisa na internet, quero mais é que leiam, e se copiarem é porque gostaram, o que me deixa feliz.

Errei – pela primeira vez não pedindo permissão explícita – e para me redimir, retirei completamente o post do ar. Ainda que na verdade, o texto “dela” fosse uma tradução de um outro blog. E me pergunto: Será que o autor a quem ela traduziu deu licença explícita para isso? Não sei. Nem vou procurar saber. Não vou nem por brincadeira linkar o referido blog aqui.

Essas coisas acontecem, chateiam, mas nos permitem aprender a cada dia. E por isso estou repartindo com vocês a minha experiência de hoje. (Por favor, alguém me lembre qualquer dia desses de falar sobre ganhar dinheiro com blogs).

Caso queiram reproduzir qualquer coisa publicada por mim neste blog ou em quaisquer dos meus outros blogs, é só colocar entre aspas, dar o crédito, colocar um link e não alterar. Pode comentar, criticar, pode até elogiar. Só não pode é esquecer que nenhum conhecimento nasce do nada. Todos nós sempre partimos de algum ponto, e quanto mais longe chegarmos, melhor será para todos.

8 Responses to Sobre direitos e posturas

  1. Carlos Mascarenhas disse:

    B R I L H A N T E.

    Mas eu sou suspeito para falar.

    Carlos Mascarenhas

  2. Dinah, a aluna disse:

    Belzinha,querida.

    Não se desgaste…absolutamente correto!
    Não poderia esperar outra postura da minha Pró.
    Já de alguns internautas (alguns, espero) criados dentro dos limites da competiçâo, o fato não chega a ser estranho.
    Beijo, extensivo ao Namorado(por tempo limitado, espero!)

    Em tempo:não sei o que é URL.

  3. hummmmm Bel, my friend, se precisar de uma tradução para inglês dela dizendo que o texto é dela (hahahahaha) e não uma tradução, seguida da pergunta ao verdadeiro dono do texto… you know, I’ll be there for you! Pq se vc não gosta de briga, a amiga aqui gosta!
    Beijocasssssss

  4. […] blog da Consultic uma experiência desgastante acerca de direitos sobre textos publicados na internet. Necessário conhecer a legislação para […]

  5. jucemir rodrigues da silva disse:

    Como simpatizante do anarquismo, também sou altamente suspeito para falar do assunto.
    Digo, porém: quem se joga na rede entrega-se ao mundo.Que se façam as citações de praxe e se passe adiante o que for interessante, sem pudores e frescuras.
    Não há do que reclamar. Se não lhe agrada um honesto toma-lá-dá-cá virtual, que permaneça presa à gutemberguiana opção de impressão em papel e circulação limitada. (E mesmo neste caso, se o texto for de meu agrado, dane-se o autor, não terei nenhum pudor em tirar xérox.)
    Queria saber se a reclamante acredita e respeita aquelas longuíssimas e insuportáveis advertências de não adquirir cópias piratas. Será que ela nunca baixou música sem maiores preocupações com possíveis queixas do autor da obra?
    Se a resposta for afirmativa, prostremo-nos de joelhos, [Anabel está dispensada de fazê-lo por motivo médico.] pois estamos diante de uma santa.
    Se avexe não, Anabel, a sua querida blogosfera tem dessas coisas.
    Jucemir

  6. fina flor disse:

    Nossa, Belzinha, que coisa chata, não…. Se deu o crédito não vejo motivo para tanto confusão, mas cada um sabe de si, né?

    beijocas

    MM.

  7. Ah se uma coisa dessa acontece com Sarrafo. É bom nem saber a url dessa mala vá querer aparecer assim no raio que a parta.
    Sarrafo

  8. Melina disse:

    Li esse post de manhã 🙂

    Que pena que a moça ficou chateada, né mesmo? Por um texto que nem era dela…mas, essas coisas a gente dá bola pra frente 😀
    O bom mesmo é que as pessoas respeitem os outros e parem de ficar copiando texto e colocando como própria autoria, isso é beeem pior que não citar fontes. Mas, pelo que vejo quase ninguém mais faz isso, ponto positivo, não?

    De qualquer forma, lembro que postei no blog uma vez aquele meme do “faça seu cd”, já viu? Direcionava para uma foto do Flirck de alguém e você fazia o albúm com aquela foto. Até fiz, postei, mas, depois apaguei. Afinal, mancada fortissíma minha, editar foto alheia e ainda ter a cara-de-pau de postar. Pelo menos não precisei de reclamação do dono nem nada para me tocar do meu erro.

    É errado e aprendendo, alguns erros que não podem ser cometidos duas vezes, né?

    Beeeeeeijo grande, Bel ;*

Deixe um comentário

