Twitter – Você já usa?

Confesso: eu tenho perfil no twitter, mas uso pouco (belsc). E nada comparado ao que está relatado no artigo abaixo, vindo do IDG NOW. Mas como um dos objetivos da Consultic neste blog é discutir REDES SOCIAIS, que tal pensar um pouquinho em twittar?

Explicando, para quem nunca ouviu falar no "passarinho": twitter_8coisas_88

O Twitter é um serviço de microblogging, que nasceu com a pergunta: "o que estou fazendo?"

Teoricamente era para dizer – em até 140 caracteres – o que você estava fazendo no momento. Algo como um scrapbook do orkut, destinado a qualquer pessoa, aparentemente sem muitas pretensões. Você cria o seu perfil, e escolhe quem você vai "seguir", isto é, receber em sua página o que a pessoa escreveu no seu próprio twitter. [Assim como entrei no orkut logo no comecinho, entrei na onda do twitter também. Mas demoro de entrar, esqueço…]

Depois de ler as "Oito formas de mudar sua vida com o microblogging" fiquei com vergonha de mim, e resolvi usar o twitter para algo útil. Só resolvi, porque ainda não comecei. Quem sabe você descobre algo interessante no microblog?

Por Dan Tynan, editor da PC World, dos EUA

Parece que todo mundo está agitado com o Twitter. Sim, outros serviços de microblogging com nomes legais, como o Pownce, Jaiku e Plurk estão por aí. Mas o Twitter rapidamente se tornou de fato a escolha certa para criar blogs realmente pequenos.
O Twitter cresceu 600% no ano passado, de acordo com o co-fundador Biz Stone. Além de dizer ao mundo o que estão fazendo em cada momento, as pessoas freqüentemente usam o Twitter para redirecionar tráfego a seus web sites ou promover produtos e serviços.

Enquanto isso, muitos usuários estão começando a adotá-lo para uma variedade de outras tarefas – e você também pode usá-lo para algumas tarefas como as que listamos abaixo:

1. Nunca mais consultar a meteorologia

Quer atualizações em tempo real das condições do tempo? Sintonize o Twitter em seu celular. Na Califórnia, por exemplo, um terremoto no último verão surpreendeu a todos às 11h42. No mesmo exato minuto, tweets começaram a chegar. Nove minutos depois, a Associated Press colocou na rede um texto de 57 palavras, mas até lá já havia 3600 atualizações contendo a palavra ‘quake’ (terremoto) no Twitter.

2. Encontrar seu próximo emprego

Quando Jackie Peters, de uma empresa de marketing chamada Heavybag Media, estava procurando um novo estrategista de mídia social, ela naturalmente se voltou ao Twitter. “Usando o monster.com ou craigslist, eu iria gerar uma pilha de currículos de candidados não qualificados”, disse ela. “Descobri que se o candidato estivesse no Twitter, provavelmente seria a pessoa certa para o emprego”.
O Twitter também pode ajudar pessoas a procurar trabalho. O pedido de emprego Stephanie Martin começou com uma busca por pessoas do mercado de Relações Públicas. Ela começou a seguir – e ser seguida – vários profissionais de RP e algumas das melhores agências da área. Logo, estava fazendo uma entrevista com um agente, com o qual nunca havia conversado, apenas “twitado”.

3. Descartar o Google – para algumas coisas
As engenharias de busca como Mahalo.com e ChaCha.com podem estar lutando para captar uma pequena fração da participação do Google no mercado, mas o Twitrer triunfa sem muito esforço. “O Twitter tirou a posição do Google para alguns tipos de busca. Às vezes os resultados do Google são bons e às vezes engraçados. Quando coloco uma pergunta no Twitter, instantaneamente recebo dois eu três resultados relevantes”, disse Jonathan Yarmis, que estuda tecnologias emergentes pela AMR  Research.

4. Dar uma volta e conhecer gente

Pegue o Meetup.com, adicione ao Twitter e você terá tweetups – em que os usuários do Twitter aceitam se encontrar em algum local IRL (in real life, ou na vida real). Não há como medir quantos Twitterati o freqüentam, mas uma busca no Google revela milhares de tweetups em locais de Tóquio a Tallahassee, capital da Flórida. A maior mudança, de acordo com Yarmis, que visitou tweetups na área de Boston, é conseguir pessoas que parem de "twitar" em seus celulares tempo suficiente para conversar de verdade umas com as outras.

5. Seu tweet na telinha
E a primeira estrela da TV Twitter é… Rick Sanchez da CNN? O apresentador pôs os olhos nos tweets pela primeira vez em agosto e o mostrou com fotos e vídeos de seu celular do Facebook e MySpace na tela durante seu programa diário.
Já o canal de TV a cabo de Al Gore havia anunciado que iria transmitir ao vivo tweets filtrados de usuários na tela durante os debates presidenciais de agosto. Espere por mais notícias de tweets na TV perto de você.

6. Siga o CEO
Tem uma reclamação contra uma empresa? O Twitter pode ser a melhor forma de encontrar pessoas que podem ajudar. Ao mesmo tempo, a companhia pode avaliar o que os clientes estão dizendo sobre ela e tentar evitar que alguns problemas se tornem grandes.
A loja online de sapatos Zappos encoraja seus empregados a usar o Twitter, e até criou seu próprio site no Twitter para capturar cada tweet que menciona a empresa, disse o CEO Tony Hsieh. “Os clientes realmente se sentem mais conectados”, disse Hsieh, que ocasionalmente recebe retornos de seus mais de 11 mil followers (seguidores). Empresas como a Comcast, Dell, Kodak e JetBlue também usam o Twitter para relacionamento com o cliente e suporte.

7. Salve sua pele
O estudante James Karl Buck descobriu a propriedade de salvar vidas do Twitter quando foi preso por autoridades egípcias em abril após fotografar protestos contra o governo. Ele teve tempo para tweetar uma palavra “Preso” em seu celular antes de ir para a cela. Os seguidores de Buck no Twitter assediaram a embaixada dos Estados Unidos com questionamentos e ele foi libertado um dia depois.

O Departamento de Estado norte-americano começou a usar o Twitter para emitir avisos aos cidadãos que viajam ao exterior. Se você estiver viajando e entrar numa enrascada, um único tweet pode lhe salvar!

8.  Saiba as últimas notícias
Muitos veículos de comunicação mantém feeds no Twitter. No entanto, pequenas operações como “Últimas Notícias ao vivo” que têm uma presença no Twitter podem, às vezes, ser derrubadas pelos chamados ‘jornalistas cidadãos’, que freqüentemente oferecem fotos tiradas que acabaram de tirar de importantes eventos. Às vezes, a cobertura feita no Twitter pode parecer tão boa quanto uma câmera de vigilância!

‘Baleiadas’
A ascendência do Twitter na Web 2.0 como uma ferramenta essencial não é uma coisa certa. Ele ainda pode tropeçar de vários modos, como aconteceu com os atuais líderes da grande indústria como Microsoft, Google ou Facebook.
Demasiadas vezes o Twitter “baleia”, ou seja, falha no logon dos usuários devido ao grande número de acessos. Há cerca três milhões de usuários, atualmente, por Twitdir (diretório de usuários). Porém, o Twitter não revela o número total de usuários, muito menos, o que acontecerá quando o número atingir 30 milhões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: