Spams e o impacto ambiental

O que é Spam? Segundo a Wikipedia éspam2
mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.”

Também conhecido como:
mensagem de conteúdo impróprio ou inoportuno distribuída em massa via e-mail

A prática de SPAMs é condenada em toda a Internet, por ser considerada intrusiva e abusiva. As mensagens enviadas a milhares de endereços de uma só vez não só provocam o aumento do tráfego de informação pela rede como enchem de lixo virtual os servidores da empresas que oferecem acesso à Internet e ajudam a diminuir a velocidade das conexões de todos os usuários, até mesmo do autor do spam.

Além de provocar esses incômodos e malefícios,  o spam agora é responsabilizado por impacto ambiental. O site TI Inside publicou matéria sobre isso, transcrita abaixo:

Spams poluem o equivalente a 3,1 milhões de automóveis

Cada mensagem indesejada (spam) enviada a um e-mail equivale a emissão de 0,3 grama de dióxido de carbono (CO₂), que é o que polui um carro no trajeto de um metro. Quando multiplicado pelo volume anual de spams no mundo, representa a mesma quantidade de gases estufa que um automóvel liberaria para dar a volta no planeta 1,6 milhão de vezes, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira, 15, pela McAfee, fornecedora de software de segurança.

Segundo o relatório, a energia usada no mundo todo para transmitir, processar e filtrar spam totaliza 33 bilhões de kilowatts/hora (kWh), ou 33 terawatts/hora (TWh). Isso equivale à eletricidade usada em 2,4 milhões de casas. Para gerar essa energia, as termelétricas do mundo jogam na atmosfera a mesma poluição que 3,1 milhões de carros de passeio.

“À medida que o mundo enfrenta o crescente problema de mudança climática, o spam tem um imenso impacto financeiro, pessoal e ambiental para as empresas e as pessoas”, disse Jeff Green, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos do McAfee Avert Labs.

A pesquisa analisa que grande parte do consumo de energia associado ao spam (quase 80%) é proveniente de usuários finais que excluem as mensagens indesejadas e buscam pelo e-mail legítimo.

Os países com maior conectividade à internet e usuários, como os Estados Unidos e a Índia, tendem a ter emissões proporcionalmente mais altas por usuários de e-mail. Os EUA, por exemplo, tiveram emissões 38 vezes maiores que a Espanha que, junto com Austrália, Alemanha, França e México apresentaram índices 10% mais baixos. A Espanha, por sinal, foi a que apresentou o índice mais baixo, com a menor quantidade spam e de energia gasta por usuário de e-mail.

Algumas dicas básicas para evitar a proliferação desse mal:

  • Jamais digite seu e-mail em chats, textos em blogs e mensagens instantâneas (msn, gtalk, etc). Caso precise passar seu e-mail para alguém em alguma dessas vias, escreva por extenso: joão arroba provedor ponto com ponto br.
  • Crie filtros para os spams no seu próprio programa de e-mail. Se você usa gerenciadores como o Outlook Express ou Incredimail, crie uma pasta para guardar essas mensagens. Crie uma pasta específica, e nas regras para mensagens, defina que tipo de mensagens podem ser consideradas spam, crie o filtro e ative-o. Da mesma maneira os diversos provedores possibilitam essa filtragem de segurança.
  • Não repasse correntes, aqueles e-mails que vêm com avisos sinistros de azar pelo resto da vida. Existem também as correntes que prometem dólares, ofertas de “ganhe dinheiro fácil” ou um celular para cada amigo que você enviar. Há, ainda, a corrente que apela para o seu coração mole, afirmando que uma criancinha doente receberá alguns centavos cada vez que alguém repassar o e-mail. Esses spams se aproveitam da boa vontade das pessoas para coletar endereços de e-mail e depois repassá-los. Não acredite neles, nem leia, simplesmente DELETE-OS.

  • Nunca encaminhe mensagens a um grupo de pessoas usando Cópia Carbono (CC), utilize o Cópia Carbono Oculta (BCC ou CCO), assim não há risco de alguém “doar” sem querer a lista a algum spammer.
  • Nunca adicione o seu e-mail ou e-mail de algum amigo seu em sites promocionais, listas de e-mail e pergunte antes qual e-mail dele deve cadastrar em qualquer site que vá enviar algo para ele, ex: cartão virtual, lembretes de aniversário, convite para participar de comunidades, indicação de sites, etc.
  • Crie um e-mail somente para se inscrever em sites de comércio eletrônico, cartões virtuais, comunidades virtuais, discos virtuais, listas de discussão, sites de relacionamentos e chats.

Deixe um comentário