ILHÉUS DIGITAL, com certeza é possível.

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro estará inaugurando no dia 02 de dezembro, a primeira fase do Programa Rio Estado Digital, que disponibilizará sinal gratuito de internet sem fio (WiFi), inicialmente para os municípios de São João do Meriti, Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, na Baixada Fluminense, beneficiando cerca de 1,7 milhões de pessoas.

Para captar o sinal as pessoas precisam instalar uma antena nas suas casas, da mesma maneira que se faz para captar sinal de televisão. A antena para captar o sinal deve ser do tipo 24dBi, com mastro e suporte de montagem. Também é necessário comprar um fixador para o mastro da antena, um adaptador USB com saída para antena externa e um cabo com conectores específicos para USB e para antena externa. O custo total desses equipamentos é de até R$ 150.

Além disso, foi montado um site (www.baixadadigitalrj.com.br) com todas as informações sobre o programa e a localização das torres de transmissão do sinal de internet.

Enquanto tudo isto acontece na baixada fluminense, aqui em Ilhéus, que sedia um Pólo de Informática e Eletroeletrônica que de acordo com o SINEC produz 15% dos computadores comercializados no Brasil, nem as nossas escolas, municipais e estaduais, têm internet, e a nossa Prefeitura, nem uma home Page decente tem, que dirá oferecer aos munícipes serviços que utilizem as novas tecnologias da informação.

Pois é, temos um Pólo de Informática com mais de 50 Empresas instaladas na nossa cidade, temos uma Universidade Estadual que conta com pesquisadores altamente especializados nas TICs, temos o CEPEDI – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática e Eletroeletrônica, uma referência nacional na área, mas continuamos na pré-história em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Acredito que esteja na hora de mudarmos esta situação. E já que temos as condições técnicas e até financeiras, pois as Empresas dispõem de verbas para investimentos em pesquisa e desenvolvimento que talvez possam ser utilizadas em projetos desta natureza, só nos faltam a vontade e ações políticas.

Dito isto, faço daqui um apelo ao SINEC – Sindicato das Empresas de Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus, através do seu Presidente Gentil Pires e do seu Vice-Presidente, Paulo Machado, para que juntamente com as Empresas de Informática aqui instaladas e com o Governo Estadual e também o Governo Municipal, liderem um Projeto no sentido de dotar a nossa cidade de uma rede gratuita de internet, primeiro passo para que venhamos a tornar Ilhéus em uma Cidade Digital.

Serão enormes os benefícios para a população da nossa cidade e para as nossas atividades econômicas e governamentais, a implantação de um Projeto de Cidade Digital, e entre os principais benefícios devemos evidenciar:

  1. Melhoria da qualidade de vida da população e do nível cultural e científico do seu povo;
  2. Melhoria na qualidade dos serviços públicos;
  3. Aumento na geração de emprego e renda;
  4. Aumento da procura de bens de informática por parte da população local;
  5. Atração de novas indústrias para o nosso Pólo, e principalmente;
  6. Democratização da informação e das oportunidades para crescimento profissional.

A sociedade ilheense e principalmente a sua juventude esperam que o SINEC e as Empresas do nosso Pólo, devidamente articulados com as nossas instâncias governamentais dêem a nossa cidade este valioso presente.

Carlos da Silva Mascarenhas, Analista de Sistemas e Ilhéense

mascarenhas@bitway.com.br

Anúncios

One Response to ILHÉUS DIGITAL, com certeza é possível.

  1. Mascarenhas,
    Como vai você ?

    Acho fundamental que as pessoas,
    que moram em Ilheus,
    uma cidade de Polo de Informatica,
    tenham acesso a uma Bdnda Larga,
    primeiro passo para instalar o Internet,
    nos seus computadores ,
    ou mesmo em celulares 3G .

    O que faltaria para que êsse processo dê o seu Start ?

    Vamos conversar sobre o assunto ?

    sds
    tadashi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: