PORTO SUL, ZPE, LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E PLANO DE MEIO AMBIENTE

 

Lí no site da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, em www.meioambiente.ba.gov.br , uma declaração de José Nazal, que é o Presidente do CONDEMA – Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Ilhéus, que me deixou muito preocupado.

Disse Nazal que o município está tentando se adequar ao GAC – Programa de Gestão Ambiental Compartilhada, para futuramente realizar os licenciamentos de impactos ambientais locais e disse mais: “Nossa cidade está atrasada no processo, pois temos deficiência de estrutura da Secretaria Municipal, não temos um plano de meio ambiente, nem legislação”.

É realmente muito preocupante tomarmos conhecimento de que, no momento em que Ilhéus recebe grandes investimentos como o PORTO SUL e a ZPE – Zona de Processamento de Exportação, que podem gerar impactos ambientais significativos, não temos em nosso município, nem uma legislação ambiental e nem uma estrutura de acompanhamento e fiscalização adequadas.

Está na hora de colocarmos numa mesa o pessoal do Governo Municipal, da nossa Câmara de Vereadores, do Ministério Público e da sociedade organizada, para discutirmos estas nossas gravíssimas deficiências e tomarmos as medidas necessárias para equacioná-las e resolvê-las. Só assim garantiremos a Ilhéus o direito ao desenvolvimento sócio-econômico, indispensável para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo, e também o direito a uma vida ambientalmente saudável, tanto para esta como para as futuras gerações, princípio básico do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Carlos Mascarenhas

carlos.consultic@gmail.com

Anúncios

2 Responses to PORTO SUL, ZPE, LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E PLANO DE MEIO AMBIENTE

  1. Pois é Mascarenhas. Essa tem sido uma luta travada especialmente por alguns Conselheiros e aqui eu destaco aqueles que participaram do treinamento.
    Visitamos, com o então Presidente do CONDEMA, Antonio Fernando Ribeiro, o nosso Prefeito Newton Lima. Era dia 01 de setembro de 2009 e até hoje não conseguimos tornar realidade que tenhamos uma Legislação mais atual. É um processo de construção, mas não estamos impedidos de licenciar, pois foi assinado o protocolo da SEMA Ilhéus com os órgão competentes em Salvador declarando a nossa intenção em estruturar e instalar o SISMUMA – Sistema Municipal do Meio Ambiente. Participe das nossas reuniões. Elas acontecem toda segunda, segunda-feira de todos os meses na FUNDACI, no auditório Leite Mendes, às 17:00h. O representante do Distrito Industrial é o Nasser da Cargill.
    Um abraço

  2. Mascarehas

    Um bom exemplo ,
    em termos de Benchmark é ótimo para iniciar os projetos estruturantes como a de nova Intermodal de Ilheus em que se transformará os complexos ,
    Porto Sul , novo Aeroporto , ZPE e Ferrovia Lete Oeste.

    Vá com os responsaveis destes conmplexos a cidade de Cabo Frio , onde um empreendimento privado está
    em pleno crscimento com sucessos comerciais a cada dia , incorporando empresas como a de Petrobras com a pefuração de petroleo nos campos de Campos ,
    a IBM com seus suprimentos de peças de computadores , a FIAT de Betim e
    a instalações de fabricas nas imediações de Armazens Alfandegados , etc etc
    Tenho contato com um dos diretores da empresa,
    o Nelson Luiz Carlini ( CC ) que foi colega da turma de navais da Politecnica de São Paulo, turma 1969 .
    E presidente de empresas como a CMA CGA , a maior empresa de transportes de containers do mundo,
    da Wilson & Son , diretor comercial do estaleiro Veroleme, e que estava iniciando um curos de mestrado de Logistica na Engenharia Naval na Poli USP.

    sds
    tk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: