O Google é mesmo um “pai”.

Às vezes por brincadeira, relembrando a expressão dos antigos que chamavam o dicionário de “pai dos burros”, ou a visão antiga do “Papai sabe tudo”, eu me refiro ao mecanismo de pesquisa do Google como o Pai Google, aquele que sabe todas as respostas, sejam quais forem as minhas perguntas.

O verbo googlar (perguntar ao Google) já caiu no uso dos internautas, especialmente dos mais curiosos, que querem saber tudo sobre qualquer coisa. O que muita gente não sabe (nem eu sabia até ler este artigo no IDGNow) é o quanto as pesquisas do Google podem ser refinadas e você ter os resultados desejados MUITO mais rápido.


“O Google é cheio de funções e truques úteis que poucos conhecem. Recentemente, estive com dois engenheiros da empresa, Jake Hubert e Dan Russell, aprendendo como obter mais do mecanismo de pesquisa que eles ajudam a desenvolver.“ diz a matéria do IDGNow.

Por exemplo: Filtrando a pesquisa por data:

“Agora, dê uma olhada no canto esquerdo. Há a opção “em qualquer data” selecionada. Abaixo, tem-se “mais recentes” e “últimos dois dias”. Escolha um desses dois e repita a pesquisa. Dessa vez, no mesmo espaço onde só havia três escolhas, surgem algumas outras, como “última semana”, “último ano” ou até “intervalo personalizado”.

Ou fazer cálculos e conversões:

“A calculadora Google é outro recurso escondido. Eficiente, ela soluciona de simples problemas aritméticos a questões de trigonometria. O melhor é que ela é grátis e você nunca a perderá de vista.

As conversões também são muito práticas. Pesquise “250 libras em quilos” ou “120 reais em dólar” e pronto: você terá o valor buscado na unidade de medida desejada.”

Para ver mais dicas úteis, leia todo o artigo. Mas não esqueça: para trabalhos escolares e acadêmicos, nada de copiar o que o Pai Google dá de presente. Além de crime contra o direito autoral é a certeza de garantir um ZERO ou até o cancelamento da matrícula num curso de faculdade pública.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: