Pólo Industrial de Manaus X Pólo de Informática de Ilhéus

De acordo com nota no site Convergência Digital, nos 5 primeiros meses de 2010, o faturamento do Pólo Industrial de Manaus – PIM foi de US$ 13,231 bilhões, o que dá uma média mensal da ordem de US$ 2,646 bilhões, tendo crescido quase 60% comparado com igual período do ano passado.

Este excelente desempenho se deu em função do notável incremento experimentado pela produção do setor de eletroeletrônicos que teve um crescimento de 76,61% , e que foi responsável por 34,37% do faturamento total daquele Pólo Industrial.

Comentando a auspiciosa notícia, assim declarou a superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Barbosa Mato Grosso: “O PIM segue sua trajetória de crescimento, superando o ano difícil que foi 2009 e recuperando a geração de empregos o que é muito importante”.

Enquanto o Pólo de Manaus consegue este expressivo crescimento, o Pólo de Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus experimenta grave crise, tendo, nos últimos anos, perdido em torno de 15(quinze) empresas, que fecharam por problemas financeiros ou transferiram as suas plantas industriais para outros estados.

Temos que fazer alguma coisa para impedir a derrocada do nosso Pólo de Informática e acredito que a pessoa mais indicada para liderar um movimento neste sentido seja o nosso Prefeito Newton Lima.

Pois é Newton, faço daqui um apelo! Faça urgentemente alguma coisa para impedir que nosso Pólo seja extinto. E conte com a minha ajuda.

Carlos da Silva Mascarenhas

carlos.consultic@gmail.com

EM TEMPO: Na realidade, o nosso Pólo de Informática não perdeu em torno de 15(quinze) empresas. Perdeu sim 24 Empresas, que listamos a seguir.

01. Planet 3
02. Bahiatech
03. Microtec
04. Netgate
05. Leader Ship
06. Waytec
07. Preview
08. RM
09. Notecell
10. Netmark
11. Adsys
12. Borgtec
13. CDI
14. Ibracomp
15. Megaware
16. Pacífico
17. Sintax
18. Brastec
19. Linear
20. Sense
21. QBEX
22. Prime
23. Advanced
24. Rodosis (nunca funcionou efetivamente)

Veja a nota completa publicada pelo Convergência Digital.

Anúncios

One Response to Pólo Industrial de Manaus X Pólo de Informática de Ilhéus

  1. José de Araújo Macedo disse:

    Perfeito seu manifesto.
    Há que se avaliar urgentemente este Pólo de Eletrônico Informática e Telecomunicações de Ilhéus. O Pólo foi instituído por DECRETO, entendeu o poder público que a simples publicação de um decreto concedendo incentivo fiscal seria suficiente para atrair empresas para investirem na região, algo assim: publico o decreto e vou esperar as grandes empresas virem em busca dos incentivos, pára com isso ….. Não existiu e não existe POLÍTICA INDUSTRIAL para o setor, enquanto em Manaus existe toda uma infra-estrutura e todo o meio político trabalhando para trazer investimentos e gerar empregos, aqui “largou-se” o Pólo ao seu proprio destino. Sem esforço público para atração de investimento, com politica industrial bem definida,não existe Pólo Industrial seja ele de que segmento for.
    Fica o recado não somente para Newton mas também e principalmente para o GOVERNO ESTADUAL, vamos olhar para o Pólo de Eletrônica de Ilhéus e não para PARQUE TECNOLÓGICO em Salvador, milhões foram derramados neste Parque Tecnológico, o governo estadual criou um fundo para recber recursos voltados para inovação tecnológica e TODAS AS EMPRESAS que possuem incentivo fiscal terão que contribuir com parte do seu faturamento, pergunta-se: Pra onde vai todo este recurso ? Investir em Inovação Tecnológica diz o governo, temos uma empresa local com projeto apersentado ao estado há DOIS ANOS para produção em lhéus de conversor digital, precisando de RECURSO para desevnvolvimento de parte do projeto ….. até hoje não conseguiu recurso, ora bolas, pra que então serve este FUNDO de Investimento em Inovação ?????? Será que somente para o tal Parque Tecnologico em Salvador ??? E sabe-se lá pra onde mais …. este ano tem eleição … este fundo é auditado pelo Tribunal de Contas ?????????????????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: