Nova Norma ISO para reduzir os impactos ambientais de produtos e serviços

Tradução livre do Press Release do Instituto ISO

Foi publicada uma nova Norma da família ISO 14000, projetada para ajudar as empresas a reduzir os impactos ambientais gerados por seus produtos e serviços.

 Cada produto ou serviço tem um impacto sobre o meio ambiente durante todas as fases do seu ciclo de vida, desde a extração de recursos até o fim da vida-processo. O objetivo do ecodesign [concepção ecológica] é integrar aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, de modo a reduzir seus impactos ambientais e melhorar continuamente seu desempenho ambiental em todo o seu processo. O resultado: produtos e serviços “limpos” e um planeta mais verde.

A recém-publicada ISO 14006:2011, Sistemas de gestão ambiental – Diretrizes para a incorporação de concepção ecológica, traz toda orientação sobre a incorporação de ecodesign que pode ser utilizada em qualquer sistema de gestão ambiental, qualidade ou similar.

pegada de folha

A nova norma vai ajudar as organizações a estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente sua gestão de ecodesign como parte de um sistema de gestão ambiental (SGA) e se aplica aos aspectos ambientais dos produtos de uma organização e / ou serviços sobre os quais tem controle ou influência.

 

 

Vantagens da incorporação do ecodesign:

 

  • Benefícios econômicos, por exemplo, através do aumento da competitividade, redução de custos e a atração de financiamento e investimentos
  • Promoção da inovação e criatividade, e identificação de novos modelos de negócio
  • Redução do passivo através da redução dos impactos ambientais e melhor conhecimento do produto
  • Melhoria na imagem pública do produto/serviço
  • Melhoria da motivação dos funcionários.

 

 

Martin Carta, relator do grupo de trabalho responsável pela ISO 14006, comenta: “O novo padrão foi desenvolvido para ajudar as organizações a implementar a concepção ecológica de uma forma flexível e prática. O objetivo é que as organizações usem estes princípios, a fim de projetar e desenvolver produtos e serviços mais avançados, rentáveis e sustentáveis. “

ISO 14006:2011 é aplicável a qualquer organização, independentemente da sua dimensão, localização geográfica, cultura ou complexidade de seus sistemas de gestão, e não importa quão simples ou complexos sejam os serviços ou produtos.

A nova norma se destina a ser usado principalmente pelas organizações que já têm implementado um SGA de acordo com a ISO 14001, ou têm um sistema de gestão de qualidade de acordo (SGQ) ISO 9001. Também pode ser útil para outras organizações sem um SGA formal ou SGQ, mas que estão interessados em reduzir os impactos ambientais advindos de seus produtos.

 

A Equipe da CONSULTIC já está estudando a nova Norma, e ainda durante o ano de 2011 já poderá assessorar as Empresas que desejem incorporar as diretrizes da ISO 14006 aos seus Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: