Inovação na propaganda

Não sei se vocês conhecem Os Seminovos.

Eu já conhecia de alguns vídeos do youtube, mas recentemente, com a explosão de piadinhas sobre o iPhone e os outros produtos da Apple, pós morte de Steve Jobs, um “antigo” sucesso da banda voltou às paradas: “Eu não tenho iPhone”.

Acho que não preciso dizer que este post não é piada, e que Jobs é uma figura mais do que marcante no mundo da tecnologia. Concordo plenamente com a frase que li recentemente: “Três maçãs mudaram o mundo: A de Adão, a de Newton e a de Steve Jobs.” Mas o assunto do post é o que uma empresa de telefonia fez a partir do vídeo dos Seminovos, “Eu não tenho iPhone”. Vejam o clipe original:

E depois o patrocinado: “Agora eu já tenho iPhone (da TIM)”:

É visível que houve uma melhora na qualidade do equipamento utilizado no vídeo patrocinado, mas a empresa não interferiu em NADA no estilo da banda e aproveitou a credibilidade que a banda passa, para vender o seu produto.  Isso se chama inovação. Para atingir um público alvo diferente, a empresa se identificou com ele, utilizou sua linguagem e passou a mensagem desejada de uma maneira criativa e, creio eu, muito menos dispendiosa do que outras campanhas publicitárias realizadas com famosos.

Mas… isso é INOVAÇÃO? Essas são todas as antigas e manjadas regras de marketing! Oh… então é isso. Inovar não é algo do outro mundo! É somente pensar numa maneira diferente para atingir seus objetivos. Vamos INOVAR???

 

ESTE POST NÃO É UM PUBLIEDITORIAL

Eu AINDA não tenho iPhone (nem iPod, nem iPad, nem iMac, nem iNada), e se a TIM quiser agradecer a gentileza mandando um  pra mim outro pra Marido, vamos gostar muito!

Deixe um comentário

