Uma homenagem a Tadashi Koshima 1944 – 2011

Tadashi Koshima-

A CONSULTIC não poderia fazer a TADASHI KOSHIMA, falecido no dia 04.11.2011, maior homenagem que transcrever o texto a seguir, da nossa amiga ISABEL BARRETO, que com muito carinho e emoção relembra a trajetória do “Japonês” e mostra muito do que ele era, e do que representou e representa para a comunidade de TI da Bahia e do Brasil.

É uma pena, Isabel, sabermos que o nosso Capitão desta vez foi conduzir barcos em outros oceanos, mas fica aqui a certeza de que ele será sempre lembrado com muito carinho e agradecimento por todos aqueles que tiveram a ventura de conviver com ele. Fique também certa, Isabel, que desolados estão todos que conheceram o inesquecível TADASHI KOSHIMA.

Carlos da Silva Mascarenhas

 

Conheci Tadashi no inicio de 1974, eu ainda era estudante e  acreditava que a vida era infinita. A Prodeb estava apenas começando, ele era o Gerente de Desenvolvimento e eu apenas uma estagiária de programação num grupo de uns 10. Graças a Tadashi, logo fomos contratados e  após três meses tivemos nosso salário dobrado.  Em pouco tempo nos tornamos fãs incondicionais do japonês, pela sua simplicidade,  inteligência, coerência,  além do ser humano admirável e totalmente confiável. Daquelas pessoas que quando a gente conhece, pensa, quando eu crescer quero ser igual a ele. Super bem informado, sabia de tudo que se passava, na empresa e fora dela. Sincero, respondia ao que queríamos saber, sem esconder o jogo. E se havia um problema, sabíamos que ele tomaria providências, batalharia para resolver, enfim traria uma solução.

Mais tarde nos encontramos na Odebrecht, onde a equipe era super motivada, o trabalho tão prazeroso, que era até inadequado chamar de trabalho. Grande parte devido ao japonês, um líder nato. Dizia que éramos a “melhor equipe da Bahia” (estratégia motivacional) e ficávamos com os egos inflados, então com seu jeito manso, ele ia cobrando e se estava  convencido de determinada coisa ia até o fim. Bastava passarmos por ele num corredor, “ e aquela modificação que Fulaninho pediu? E o relatório… ? E…? ” … não esquecia absolutamente nada. Se pensávamos que podíamos enrolar, ledo engano, “…que nada!  É melhor fazer logo o que Tadashi quer, senão ele não vai nos deixar em paz…”. E assim era, como ele dizia, o papel do gerente é fazer fazer.

Tinha uma capacidade de análise e habilidade numérica,  realmente incríveis. Lembro-me quando trabalhava num sistema para  concorrência de obras de engenharia, ficávamos horas conferindo aqueles cronogramas financeiros enormes, fazendo contas e contas, quando Tadashi chegava, bastava dar uma olhada, e apontava “este número aqui… não está muito coerente!”, direto no erro.

Privilegiada que fui, tornei a encontrá-lo profissionalmente  na Processa. Ele, o mesmo, sempre motivado, positivo e com mil idéias na cabeça.

Pós Processa continuou cheio de planos: Cooperativa, Gestão de Conhecimento, Projeto Cid Teixeira, BlogTI, entre outros. E enchia nossas caixas de e-mails que certamente farão falta. Nos últimos encontros que tivemos eu sempre  admirava a sua memória fantástica, relembrava fatos, eventos ou mesmo pessoas que há muito eu havia esquecido.

De todos estes anos de convívio com Tadashi, tenho uma única queixa, de vez em quando ele partia, sumia, ia embora, eu me sentia como se o capitão houvesse deixado o barco à deriva.  Assim foi na Prodeb, Odebrecht, Processa e novamente agora, para sempre. Estou desolada.

Isabel Barreto

Salvador, 11/11/2011

Tadashi deixou sua esposa Lenice, e filhos: Takashi, Takeshi e Sayuri. A CONSULTIC  une-se a eles, nesse momento de tristeza e saudade.

Tadashi e família

Anúncios

One Response to Uma homenagem a Tadashi Koshima 1944 – 2011

  1. […] um amigo meu que partisse. Outro nome japonês que sempre ouvi falar com apreço e admiração foi Tadashi Koshima, amigo de Marido, desde muitos anos, e que partiu cerca de um mês depois do melhor amigo [e […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: