Blog e Site Corporativo

O conceito de Blog Corporativo ainda é desconhecido da maioria dos empresários, sejam eles grandes, médios, pequenos ou micros. É simplista dizer que “um blog corporativo é o blog de uma empresa“. A princípio, é sim. Mas faz-se necessário entender os objetivos (resultados que se pretende obter) e a maneira de funcionamento do blog empresarial.

A primeira coisa a ser definida é: o público alvo. Quem minha empresa quer atingir com o blog? Clientes (atuais e potenciais), funcionários, possíveis colaboradores, etc. E quem é o meu cliente? Adulto, Adolescente, homem, mulher… uma idéia é ter em sua empresa mais de uma pessoa que se disponha a escrever no blog, gerando assim uma certa variedade no estilo dos posts.

O maior erro de alguns blogs corporativos é tratar a blogosfera sem lhe dar a devida atenção. Um blogueiro não escreve somente. Ele lê os outros blogs. Ele conhece o que está sendo falado sobre o assunto-tema de seu blog pelos seus clientes (nos comentários) e pelos seus concorrentes (nos outros blogs). Ele comenta nos blogs que provocam seu interesse, e isso traz em troca, novos leitores, sejam os donos dos blogs, sejam outros leitores que gostaram (ou não) do seu comentário.

Escolher a linguagem adequada também é essencial. Escreva de maneira que seu cliente entenda e se interesse. O blog não deve ser um depositário de releases. Levante questões, crie polêmicas, saiba o que seus clientes pensam, a partir do que VOCÊ pensa – e reparte com eles.

Se você se propõe a ter um blog em sua empresa, prepare-se para a transparência. O blog é uma ferramente útil para expor não apenas o lado positivo e que dá certo, mas também os problemas percebidos pelos clientes. Mas isto está longe de ser algo negativo. Identificar o problema o quanto antes é o primeiro passo para solucioná-lo. E um cliente que vê sua reclamação atendida e o problema resolvido, é ponto para a credibilidade do seu blog.

As pequenas e médias empresas podem se valer do blog enquanto ainda não possuem estrutura suficiente para manter um website dinâmico. Não estamos querendo dizer que o blog substitui o site. Muito pelo contrário. O site é institucional, expõe a empresa formalmente, oferece seus produtos e serviços, informa sobre si. Mas o blog é a ferramenta para o feedback, o retorno por parte dos clientes.

Para finalizar, a blogosfera é uma excelente mídia. Mas para ser bem utilizada, sua empresa precisa seguir alguns passos: Crie assuntos. Converse. Convença.

E é para isso que a Consultic está aqui. Para ajudá-lo a encontrar seu caminho na blogosfera.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BLOG E SITE?


Site é qualquer espaço (sítio) virtual, hospedado num servidor e disponível para acesso na internet.

Bem, sabendo o que é um blog, pensemos: Um blog é um site. Mas nem todo site é blog.

Assim, ficou estabelecido por uma lei não escrita, que site é algo mais estático, informativo, e de certa forma, mais profissional. E chama-se site aquele que não tem atualizações tão frequentes, ou somente atualizações quando ocorrem mudanças de produtos oferecidos, eventos a acontecer ou valores de produtos e serviços.

A grande diferença entre um site e um blog, de fato, é a INTERAÇÃO entre blogueiro (escritor) e leitor, através dos comentários. Num site, os comentários geralmente são escritos num formulário que cai no e-mail do dono do site ou da pessoa que o administra, ou no responsável pelo contato com os clientes da empresa.

Não é se é .com ou .com.br, .net, .art.br ou qualquer terminação do domínio que vai dizer se é um site ou um blog. Exemplo: o Deixo Ler é www.deixoler.com , mas é um blog. Já o www.hugo-leonardo.com é um site, que interage com vários blogs do seu dono, encontrados na página e-Hugo.

A CONSULTIC trabalha com elaboração de blogs e sites. Escolha o que você quer!

Anúncios

3 Responses to Blog e Site Corporativo

  1. Ailan Jurandy de Oliveira Sousa disse:

    Faço parte da diretoria da TORCIDA MANCHA AZUL DE ILHÉUS, gostaria de um blog onde possamos colocar fotos informações, cada menbro deixasse um comentário entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: